Líder russo deve anunciar novas negociações com o presidente vietnamita, To Lam, incluive sobre armamentos
Durante sua visita de dois dias, Putin deve anunciar novos acordos com o presidente vietnamita, To Lam, incluindo negociações sobre armamentos. A viagem faz parte de uma série de visitas oficiais pela Ásia, que começou na China em abril.
Na Coreia do Norte, Putin e Kim Jong-un discutiram a criação de um eixo alternativo às sanções internacionais impostas pelos Estados Unidos, Europa e outros países ocidentais. A Rússia busca expandir seus mercados, especialmente para o petróleo, que enfrenta sanções na Europa desde o início da guerra contra a Ucrânia.
A comunidade europeia observa com preocupação as movimentações de Putin, temendo que novos aliados possam fortalecer a posição russa no conflito. Nos últimos quatro meses, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, não conseguiu avanços significativos no campo de batalha, perdendo territórios na região de Donetsk, localizada na Ucrânia.
A situação preocupa a Casa Branca, que teme que mudanças políticas possam afetar as relações entre os Estados Unidos e a Europa.
Fonte: Jovem Pan