Atividades agricolas e extrativistas serao liberadas para familias em Pedra Branca e Serra do Navio

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) vai realizar no mês de abril a entrega das anuências para cerca de 350 famílias que vivem na área do Módulo 1 da Floresta Estadual do Amapá (Flota), que compreende os municípios de Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio.


Esse documento serve como uma espécie de autorização para que essas famílias, residentes da área, possam exercer suas atividades dentro da Flota para fins agrícolas e extrativistas. A anuência também vai servir como base para a liberação de licenciamento ambiental junto ao Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá (Imap). De acordo com o chefe da Flota, Eraldo Neves, o cadastro dessas famílias se deu através de um levantamento ocupacional realizado pela equipe técnica do instituto durante o mapeamento da área.

“Fizemos a coleta de informações relacionadas à propriedade que a família ocupa, fonte de renda, o tempo que ela vive no local, qual atividade ela realiza e qual a perspectiva dela em relação à área futuramente”, explicou. O gestor explica que esse levantamento é parte do planejamento da gestão e a emissão das anuências é um diagnóstico social feito pelo IEF para dar assistência a essas famílias em diversos segmentos. “A área da Flota é do Estado, mas com a anuência, essa família passa a ter a posse provisória da área por dois anos e pode licenciá-la para a realização da atividade agrícola e extrativista, baseada no desenvolvimento sustentável”, frisou.

A entrega iniciará nos dias 15 e 16 no município de Pedra Branca do Amapari. Nos dias 22 e 23, as equipes farão a ação no município de Serra do Navio. Essa será a segunda entrega de anuência realizada pelo IEF em áreas da Flota. Em 2016, o instituto realizou a primeira anuência para pessoa jurídica dentro da Floresta Estadual do Amapá (Flota). A Cooperativa de Produtores Agroextrativistas do Oeste Amapaense (Coopetral) recebeu o documento de uma área de 200 hectares, nas margens do Rio Água Fria, em Pedra Branca do Amapari.