Após certificação, açaí do Bailique será exportado para o mundo

O Conselho de Manejo Florestal (tradução de FSC - Forest Stewardship Council) que é uma organização não governamental que atua no mundo todo, e funciona no Brasil desde 2001, concedeu ao açaí oriundo do arquipélago do Bailique, localizado a 160 km de Macapá. São 76 produtores com certificado de manejo florestal dado pelo Conselho.



O conselho tem o objetivo de certificar os produtos extraídos da floresta. O selo que os extrativistas do Bailique receberam incentiva à regularização fundiária, garante o manejo florestal, além de promover o incentivo à segurança do trabalhador com uso de proteção individual. O selo foi concedido devido o açaí do Bailique responder pelas características exigidas pelo Conselho, atendendo aos padrões do FSC, com benefícios sociais e viabilidade econômica, este é o Selo mais conhecido do mundo na área.

 

Segundo a pesquisadora e Diretora Executiva do FSC, Aline Tristão, “as pessoas que compram produtos que tem nosso selo têm a garantia de está comprando produto que não tem desmatamento, não tem trabalho escravo, não tem trabalho infantil, os direitos dos trabalhadores são reconhecidos e são exigidos e os resultados têm viabilidade econômica”. O processo de certificação é feito de forma muito exigente, segundo a diretora, esses produtos agregam valor por essa certificação.

 

Em parceria com uma ONG no Estado do Amazonas chamada OELA - Oficina Escola de Lutheria da Amazônia e a Associação dos Produtores de Açaí do Bailique (Amapá), a FSC preparou e conseguiu adequar às exigências do Selo os extrativistas. Segundo a Diretora é feita auditoria anuais para manter os padrões exigidos para o Conselho, pois são exigidos os padrões que consequentemente podem colocar os produtores no mercado de exportação.

 

A produção do Açaí ainda é uma maneira de manter a floresta (conservar) em pé, pois o Açaí também depende da floresta para manter seu manejo e extração. Exportação A primeira parceria para exportação do açaí no Amapá já foi selada entre a diretoria da Cooperativa dos Produtores Agroextrativista do Bailique "AmazonBai" e a diretoria da BioAçai, que vai levar o açaí certificado FSC do Amapá para o mundo. A reunião aconteceu na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Amapá (OCB), na última quinta-feira, 16.

.